terça-feira, 27 de outubro de 2009

A HISTÓRIA DO DINHEIRO




Dinheiro é algo que os homens inventaram para facilitar a troca de mercadorias. Para funcionar ele precisa ser aceito por uma sociedade. Sua história é quase tão antiga quanto o homem.
Hoje em dia, o dinheiro tem forma de papel (cédula e cheques), plástico ( cartões de crédito) e metal (moedas). Mas nem sempre foi assim. Antigamente, para muitos povos, conchas, pedras, penas e outros objetos serviam como dinheiro. Eles tinham um valor definido e era assim que as pessoas compravam o que queriam. Em Roma, há mutos anos o sal que tempera a comida era importante e caro. Por isso, uma parte do pagamento dos soldados era feita com esse mineral. A palavra "salário" nasceu aí. O primeiro dinheiro feito em papel apareceu na China. As pessoas deixavam as moedas de ferro muito pesadas com os comerciantes e usavam, como dinheiro, os recibos de papel que eles entregavam. Os índios brasileiros não conheciam dinheiro, por isso trocavam cocares e outros objetos por eles, por objetos portugueses. Esse tipo de comércio é chamado de escambo. A palavra "moeda" vem do latim moneta,que era o sobrenome da deusa Juno. Era no templo de Juno que os romanos, em 547 a.C. (antes do nascimento de Cristo), fabricavam suas moedas. As moedas de prata que circulavam na Roma Antiga eram chamadas de denarius, dando origem à palavra “dinheiro.

2 comentários:

Izabel Cristina pires disse...

Bem interessante Gil esse texto sobre o dinheiro. Porque observo que houve uma evolução do homem nem só na tecnologia, mas também nas finanças. Quantas vezes o dinheiro foi perdendo o seu valor e hoje ele ficou estabelecido só no real? Tudo isso por causa das relações internacionais que os países vem sofrendo procurando cada vez mais facilitar e enriquecer a si próprio.

luciana disse...

Oi Gil,
a aula de ambiente de rede foi interessante porque esclareceu muitas duvidas minha e dos colegas. Eu quero participar mais, futucar, como diz Sule para conhecer mais esses ambientes. Acredito que teremos boa internet no laboratório pois o professor Aureo já estar sabendo e vai tomar as devidas providencias.